Como obter pele e cabelos mais bonitos e saudáveis com a ajuda das plantas?

Tempo de leitura: 2 minutos

A natureza nos brinda com sua enorme diversidade. Elas proporcionam inúmeros benefícios, podendo ser utilizadas de diversas formas, tanto para a pele, quanto para o cabelo e até mesmo na saúde do corpo em geral. Já conhecemos as propriedades ativas de diversas ervas como a camomila e a erva doce, por exemplo. Mas você sabe outras opções, capazes de ajudar você a manter-se bela(o)?

A babosa (ou aloe-vera) é comumente usada para tratar cabelos. Porém ela é uma ótima aliada, quando a intenção é lutar contra acne e a oleosidade. Utilizando apenas três ingredientes: argila, babosa e óleo essencial, obtém-se uma mistura capaz de amenizar a oleosidade da pele e evitar o surgimento de espinhas e cravos.

Já o chá de camomila é útil para as meninas que desejam clarear o cabelo sem danificá-lo, como ocorre ao utilizarmos tintas, tão agressivas aos nossos fios. Para as estrias, o óleo de amêndoa é um forte candidato. O líquido, extraído de suas sementes, têm propriedades condicionantes, melhora o ressecamento da pele e alivia coceiras e inflamações. Para dar um brilho e escurecer os cabelos, você pode utilizar o chá preto, por exemplo. O hibisco e a hortelã são capazes de auxiliar no crescimento de suas madeixas e o chá de canela e o chá verde combatem a oleosidade.

O coco também é uma ótima opção para diversos fins de saúde e beleza. O óleo de coco ajuda no combate ao esquecimento, além de ser perfeito para cronogramas capilares. Potencialize suas hidratações utilizando o mesmo ou utilize-o para fazer umectação capilar. Quanto ao uso em sua pele, ele atua como um protetor solar natural, penetrando por camadas mais profundas, mantendo os tecidos fortes e flexíveis. Também pode preparar seus alimentos com ele, ao invés do óleo de soja, por exemplo.

A centelha asiática vai cicatrizar ferimentos de forma mais rápida e eficaz. Além disso, está presente na formulação de vários cremes antienvelhecimento, sabia? Por último, porém não menos importante, tem-se o alecrim. Esta erva estimula a circulação sanguínea e alivia a irritação no couro cabeludo e age contra a caspa, além de estimular o crescimento dos fios.

Viu, é muito mais fácil do que você imagina, cuidar-se, deixando sua pele e cabelos lindos, tudo a partir do uso de ervas conhecidas e fáceis de serem encontradas? Ás vezes, sua avó ou sua mãe, já sabendo disso, tem até mesmo uma receita guardada, ao qual você pode fazer uso a partir de agora. Após a quarentena do COVID-19, aproveite e busque os ingredientes necessários para o preparo. Você encontra diversas receitas pela internet, podendo aplicá-las mais de uma vez na semana.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *