07 de abril – Dia Mundial da Saúde

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O COVID-19, o novo Coronavírus, surpreendeu o mundo com a sua velocidade de contágio e levou diversos países a tomarem decisões importantes, como restringir a movimentação da população e reforçar os hábitos de higiene. Entretanto, os cuidados para levar uma vida saudável não devem parar quando a pandemia passar, e é exatamente isso que o Dia Mundial da Saúde busca sempre relembrar.

Criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) no ano de 1950, a data busca causar reflexão em governantes, instituições e cidadãos acerca de temas e aspectos da saúde que tenham influência na sociedade. Um fato importante é que a OMS definiu como conceito de saúde o “estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doença ou enfermidade”.

Sendo assim, nós separamos algumas dicas e informações para você manter sua saúde sempre em dia! Confira abaixo:

Lave bem as mãos, independente da época
O coronavírus trouxe à tona a importância de sempre lavar as mãos, uma ação fundamental para prevenir infecções do corpo por microrganismos. As mãos são porta de entrada do nosso corpo para bactérias e vírus por sempre estarem em contato com possíveis superfícies contaminadas, como maçanetas, barras de transporte público e dinheiro. De acordo com a OMS, certas doenças podem ser reduzidas em até 40% com uma lavagem correta das mãos.

Lembre-se, é importante lavar todas as partes das mãos com água e sabão:

  1. Esfregue as palmas, uma na outra;
  2. Esfregue os dorsos de cada mão;
  3. Esfregue uma palma na outra entrelaçando os dedos;
  4. Esfregue as costas dos dedos nas palmas;
  5. Esfregue os polegares;
  6. Esfregue as pontas dos dedos e unhas nas palmas;
  7. Esfregue os pulsos e enxague bem.

Bebeu água? Tá com sede?
Você já deve estar cansado de ouvir que seu corpo é composto por 70% de água. Mas ela é vital para a saúde por todos as outras funções fundamentais que gera, pois é a água que transporta oxigênio, nutrientes e outros componentes, que desintoxica o corpo e que regula a temperatura do mesmo por meio do suor.

Um indicador da necessidade do seu corpo é a cor da urina: quanto mais escura e concentrada, maior a necessidade de água. Por isso, tenha sempre em mente beber dois litros de água por dia.

Controle seu sono
O sono é essencial para repor as energias gastas durante o dia, além de ajudar na manutenção da pele, das defesas do corpo, do peso e de até um melhor desempenho sexual. Assim, mantenha uma rotina na hora de ir dormir, para que o cérebro se acostume e relaxe, gerando uma sequência de noites repousantes. Antes de deitar, desligue os aparelhos eletrônicos e evite bebidas estimulantes, como café e energéticos. Seu corpo agradece!

Exercícios físicos são sempre bem vindos
Manter o corpo ativo é fundamental para uma vida mais longeva e saudável desde as crianças até os idosos. As atividades físicas melhoram a flexibilidade, a força muscular e fortalece os ossos. Com o corpo ativo, nosso sistema imunológico reage com mais eficiência à infecções, a gordura em excesso é queimada e a nossa pressão arterial fica mais estável.

Caminhadas matinais são excelentes para todas as idades, pois aliam a movimentação do corpo ao sol considerado saudável (antes das 10h), aumentando a vitamina D retida pelo corpo e gerando maior disposição para as atividades do dia-a-dia (não esqueça o protetor!).

Se o seu trabalho exige que você fique sentado durante um longo período de tempo, programe horários para levantar, dar uma volta e repor a água do corpo.

Comer bem para se sentir bem sempre
Aliado aos exercícios físicos, é importante manter uma alimentação balanceada, com vitaminas e minerais essenciais que mantém o organismo com um bom funcionamento. Doenças como câncer, obesidade, anemia e diabetes podem ser evitadas ao consumir uma alimentação saudável, garantindo bem-estar e aumento na felicidade.

Por isso, fique de olho! A ingestão diária de verduras, legumes, frutas e proteínas de baixa caloria são essenciais para a saúde do corpo. Por outro lado, é bom cortar o excesso de alimentos industrializados, ricos em gorduras saturadas e pobres em vitaminas.

Quanto mais colorido o seu prato, melhor para você!

Mente sã, corpo são
Como a OMS definiu, saúde não é a simples ausência de doenças e não está ligada somente ao corpo. Manter sua mente ativa é fundamental para a saúde como um todo. Ter conversas agradáveis com aqueles próximos a você diminui o estresse, promove o bem-estar e fortalece as relações sociais. Reserve um tempo do seu dia para si, respire fundo e cuide de você ao ler um livro, meditar e descansar.

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