Por que refrigerante faz tão mal?

Tempo de leitura: 3 minutos

Ele é o predileto de crianças e adultos em diversos momentos. Ao lanchar durante o recreio, ao almoçar com os colegas de trabalho, no cinema, na praia, na festa, o refrigerante dá o tom para a diversão dos momentos ou aquela refrescância nos dias de calor. Porém, essa delícia não é tão boa quanto parece.

Estudos comprovam que a ingestão do refrigerante traz diversos malefícios à saúde humana, devendo ser evitado ao máximo o seu consumo. Mesmo assim, o mesmo ainda faz muito sucesso, principalmente entre a criançada, sendo estes os que menos deveriam consumi-los. Mas você já parou para se perguntar por que beber refrigerante é tão prejudicial a sua saúde? Se nunca pensou nisso, vamos apresentar algumas razões pelo qual você deve parar de tomar refrigerante todo dia.

Hipertensão
O excesso de açúcar e sódio contido nos refrigerantes pode causar um desequilíbrio nos níveis de sal do organismo, além de prejudicar a pressão sistólica que é diminuída devido ao aumento destes níveis. Com isso, o indivíduo passa a ter maiores chances de desenvolver hipertensão, o que pode ser fatal.

Refrigerante pode causar vício
Principalmente entre as crianças e adolescentes com obesidade, o consumo excessivo do mesmo pode causar dependência e vício, uma vez que pela ingestão de açúcar, a pessoa acaba ficando dependente do sabor do refrigerante, cujo sabor acaba por “fazer falta” ao mesmo, que perdeu o controle do consumo.

Prejudica a saúde dental
Os dentes sofrem erosão por conta do desgaste da camada que os protege, podendo causar gengivite, levando à problemas de sensibilidade e às cáries.

Aumentam as chances de problemas com o fígado
Com o aumento nos níveis de açúcar, ocorre também o acúmulo de gordura no mesmo, podendo assim, causar a esteatose hepática, sendo que esta pode evoluir para um quadro de cirrose.

Pode causar câncer
Tomar refrigerante pode, de forma indireta, aumentar suas chances de desenvolvimento de 13 tipos de câncer, você sabia? Tudo isso por conta da alta na ingestão de açúcar.
Aumenta a gordura em circulação
Com os ácidos graxos produzidos pelo organismo quando se toma refrigerante, seu sangue acaba tendo mais gordura circulando por eles, pois os ácidos citados anteriormente acabam por se espalhar por todo o corpo, incluindo a corrente sanguínea.

Causa obesidade
O xarope de milho, contido nas receitas dos refrigerantes possui uma alta dose de frutose, e é apontada no mundo inteiro, como a causa para o desenvolvimento da obesidade, principalmente de crianças e adolescentes, pois estes são os que mais ingerem a bebida. Além disso, a frutose afeta a saúde dos vasos sanguíneos, contribuindo para a ocorrência de processos inflamatórios, o que é muito perigoso.

Agora que você sabe os perigos de se tomar refrigerante, que tal trocar o mesmo por sucos naturais ou pela água? Os sucos de fruta são opções deliciosas e saudáveis, que devem ser ingeridas por todos, sejam adultos ou crianças, sem restrições. E a água é a bebida mais necessária a vida de todo e qualquer ser humano, pois a mesma possui propriedades incríveis que trazem apenas benefícios a sua saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *