No dia mundial da criança, não esqueça a importância das vacinas para a saúde do seu filho

Tempo de leitura: 3 minutos

Atualmente, com o cenário de fake news se espalhando rápida e facilmente não é difícil vermos pais que acreditam ser as vacinas prejudiciais à saúde de seus filhos. Com isso, essas crianças acabam por não receberem as doses necessárias para sua proteção, seu desenvolvimento e crescimento correto, aumentando assim os riscos de se contrair as doenças aos quais estariam protegidas caso fossem devidamente vacinadas, podendo inclusive perder suas vidas por conta da irresponsabilidade de seus pais.

Devido a isso, hoje a missão é ressaltar a importância que as vacinas têm para a saúde do seu filho.

As crianças devem ser vacinadas desde a mais tenra idade, para evitar o contágio por diversas doenças que podem, inclusive, levá-las à morte. Tétano, difteria, coqueluche e outras podem ser evitadas com uma simples “picada” ou, em alguns casos, apenas será ministrada a versão em gotas (a famosa “gotinha”). Seu filho provavelmente vai chorar, mas você estará cuidando da saúde dele (ou dela), protegendo-o e demonstrando todo seu amor de pai/mãe.

As vacinas estimulam o organismo do seu filho a se defender contra vírus e bactérias provocadoras dessas doenças. O corpo da criança detecta a substância da vacina, produzindo anticorpos cuja função é permanecer no organismo evitando a ocorrência da doença futuramente, ou seja, a vacina é o que torna o corpo do seu bebê imune. Ás vezes, uma única dose pode salvar a vida dos seus filhos. E não só as crianças, mas também os adultos devem ser vacinados. Doenças como gripe, por exemplo, atingem pessoas de todas as idades e podem ser evitadas com vacinação.

Foi comprovado que não há perigo no ato de tomar vacinas. Quando algumas delas contém em sua formulação, substâncias capazes de “atacar” a alergia de determinadas pessoas, essa informação é divulgada e solicita-se que as mesmas não tomem a dose. Exemplo, gestantes não são indicadas a tomarem a dose de determinadas vacinas. Isso ocorre pelo risco oferecido à saúde de mãe e filho, uma vez que, gravidez é um período extremamente delicado, onde a gestante necessita de cuidados constantes para com sua saúde e alguns compostos químicos podem afetar a gravidez.

Porém, historicamente todos sabem o quão necessário e importante é manter as vacinas do seu filho em dia. Anteriormente à descoberta e invenção da vacina, muitas crianças tinham problemas graves de saúde ou morriam rapidamente após contrair uma doença. Ao longo dos anos, se conseguiu erradicar uma série de doenças, porém, atualmente, com essa revolução contra o ato de vacinar-se, essas estão se manifestando novamente, aumentando a necessidade de desmistificação acerca das informações mentirosas divulgadas.

Portanto, não acredite no que você ouve. Vacinar seu filho é um ato de amor, de cuidado, onde você estará se protegendo a vida de seu bebê. Não perca tempo, enganando-se. Pegue a carteirinha de vacinação do seu filho e compareça ao posto mais próximo para por em dia as doses que ele necessita para crescer forte, saudável e protegido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *