O uso de suplemento vitamínicos: O que são e quando se é indicado o uso?

Tempo de leitura: 3 minutos

A correria do dia a dia muitas vezes pede a reposição de nutrientes “perdidos” devido à má alimentação, e outros fatores. Muita gente acaba decidindo por repor essas vitaminas e nutrientes se utilizando dos chamados suplementos vitamínicos-minerais. Mas, você sabe o que são, quando seu uso é indicado e quando os mesmos podem te fazer mal? Acompanhe e descubra.

A maioria dos nutrientes necessários para um correto funcionamento do organismo pode ser encontrado nos alimentos. Porém, algumas vezes, os médicos acabam por indicar a seus pacientes um complemento, visando ajudar o paciente. Em outros casos, os pacientes procuram por conta própria, esses complementos, facilmente encontrados em farmácias e outras lojas. Mesmo sendo contra indicado que se tomem sem a prescrição médica, a maioria dos casos assim o faz. Isso pode acarretar em problemas a saúde da pessoa, pois sem a devida orientação, ela acaba por não saber o que está ingerindo e se realmente é aquilo que seu organismo precisa.

Esses suplementos têm como missão servir de suporte para o organismo, quando o corpo percebe a falta dos nutrientes que o complemento oferece e que é vital para o regular funcionamento do seu corpo. Servem para muitos fins, como por exemplo, fortalecer a imunidade do organismo, tornando o corpo mais capaz de defender-se do ataque de vírus, bactérias e fungos. Também servem como suporte aos praticantes de exercícios físicos, pois estes necessitam de mais vitaminas B1, B2 e B6 (vitaminas do complexo B), importantes para a geração de energia para o corpo.

Certas doenças provocam uma dificuldade na absorção dos nutrientes e vitaminas pelo organismo, e por isso necessitam ser repostas a partir do uso desses suplementos. Entre elas podemos citar a doença celíaca, a diverticulite, e a inflamação gastrointestinal. Nesses casos, inclusive, precisam-se ser repostas esses nutrientes para fortalecer as defesas do organismo dos pacientes. Há diversos casos onde há a necessidade de se utilizar os suplementos.

Gestantes e idosos entram neste quadro também. As primeiras, para prover a si mesmas e aos bebês a quantidade necessária de nutrientes, e os segundos para auxiliar na absorção dos nutrientes pelo organismo, pois com o passar dos anos a eficácia do corpo em realizar este procedimento diminui.

Para as mulheres há suplementos cuja principal função é auxiliar, por exemplo, no fortalecimento e crescimento de unhas e cabelos. Já entre os homens, auxilia no combate ao estresse, no fortalecimento de seu corpo e facilitando a absorção de cálcio por parte do organismo. Você facilmente vai encontrar uma marca nas farmácia mais próxima a sua casa ou trabalho porém é de suma importância que você entenda antes, qual é a necessidade do seu corpo. Não adianta sair por aí tomando um monte de suplementos por aí.

O ideal é você conversar com seu médico e junto a ele decifrar o que você precisa no momento. Assim, poderá ter mais sucesso na busca pelo seu ideal, sem causa prejuízos à sua saúde.  Você deve tomar um comprimido por dia, que geralmente contém todos os nutrientes necessários para seu bem-estar. Mas, caso seu organismo precise, o médico irá lhe informar e orientar a quantidade a ser ingerida. Não precisa exagerar. Cuidando-se direitinho você mantém seu corpo forte, saudável e funcionando corretamente bem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *