Salmonela: Simples medidas que, ao serem aplicadas podem diminuir as chances de uma intoxicação alimentar

Tempo de leitura: 2 minutos

A salmonela é uma das bactérias responsável pela intoxicação alimentar, causada pela má preparação dos alimentos ou pela contaminação dos mesmo por fezes. Ela causa a salmonelose, uma infecção bacteriana cujo dentre os sintomas, podemos citar dores abdominais, diarréia e vômitos que se manifestam após 12 ou 36 da ingestão dos alimentos contaminados.

A salmonelose pode ser tratada em casa, sendo mantida em repouso e bebendo bastante água ou soro caseiro para se hidratar. Com isso, o organismo do paciente se recupera, trazendo de volta a força e a vitalidade da pessoa. Mas caso haja a persistência da doença por mais de três dias, o paciente deve ser levado ao médico, para a realização de um tratamento a base de antibióticos pois, nestes casos, considerados mais graves, onde há a presença de dores de cabeça e calafrios, artrite e dificuldade em urinar, o médico confirma que outros órgãos foram atingidos pela doença.

Logo, o melhor é prevenir ao invés de remediar. E se é assim, como você deve proceder para evitar a salmonela? você sabe o que fazer? Algumas medidas muito fáceis podem ser tomadas para garantir que seus alimentos estejam sempre bem cozidos ou fritos e assim, livres da possibilidade de contaminação. Por exemplo:

Lave as mãos antes, durante e depois de manipular ou consumir alimentos.
Higienize vegetais deixando-os mergulhados em um litro de água com hipoclorito de sódio ou uma colher de chá de água sanitária.
Ovos e carnes – especialmente as de aves, mais sujeitas à contaminação – devem ser bem cozidos ou assados.
Prefira consumir leite pasteurizado ou fervido ao invés de leite cru.
Descongele carnes aos poucos, na geladeira, antes do preparo.
Lave bem utensílios de cozinha usados na preparação de carnes cruas e não deixe que eles entrem em contato com alimentos já prontos.
Mantenha ovos sempre sob refrigeração.

Percebeu como é fácil? Se todos agirem conforme estas instruções, ao cozinharem, a família inteira estará segura contra a salmonela. Basta um pequeno exemplo e todos seguirão, mantendo assim, tudo em ordem, limpo e bem preparado. Então vocês poderão comer com calma, saboreando a refeição e tranquilos, pois estão livres de adoecerem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *