Como está seu coração?

Tempo de leitura: 1 minuto

Um órgão vital para o funcionamento do corpo. No que você pensa? É claro que no coração! Responsável por bombear sangue para todo o corpo e distribuir gás carbônico e oxigênio, o coração é essencial para a manutenção do equilíbrio do organismo. Por isso é tão importante mantê-lo saudável. Quando isso não acontece, o órgão fica suscetível a enfermidades, como as doenças cardiovasculares, consideradas a principal causa de morte no mundo. Segundo estimativas da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), até o final deste ano, quase 400 mil cidadãos brasileiros morrerão por doenças do coração e da circulação.

Assustador, não?

Felizmente, a maioria dessas mortes pode ser evitada ou postergada com a adoção de hábitos saudáveis e medidas terapêuticas adequadas. Para evitar as doenças do coração, procure aliar prática de exercícios físico a uma alimentação balanceada.

Além da questão nutricional e esportiva, outros hábitos que podem ajudar a prevenir doenças do coração são:

– Controlar seu peso;
– Evitar o tabagismo;
– Medir regularmente sua pressão arterial para averiguar se tem hipertensão;
– Evitar estresse;
– Manter bons níveis de colesterol no sangue;
– Evitar consumo exagerado de bebidas alcoólicas;
– Beber bastante água;

Cuidar da saúde do seu coração é viver mais. Então não deixe de comparecer ao cardiologista, principalmente se você apresentar fatores de risco. A prevenção e o tratamento adequado são as melhores formas de reverter o cenário das doenças cardiovasculares no Brasil.

Mantenha seus exames e sua saúde em dia!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *