Como emagrecer comendo bem, de forma saudável e nutritiva?

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Perder peso é algo desejado por muitas pessoas. Seja por questões de saúde ou para melhorar a autoestima, homens e mulheres diariamente iniciam dietas que são, na maioria das vezes radicais e sem o auxílio e o acompanhamento de uma figura muito importante para o sucesso deste processo: o nutricionista.

Para ajudar você, que luta contra a balança e almeja perder alguns quilos, fizemos algumas perguntas para nutricionista Priscilla Carvalho, do Espaço Nutrição e Saúde, sobre como se alimentar bem e ainda eliminar alguns quilos.

1) como posso tomar um café da manhã rápido, porém sem exageros? É verdade que esta é a principal refeição do nosso dia a dia?

Resp: Ingerir os grupos de alimentos corretos é essencial para ter um café da manhã balanceado. Inclua uma fonte de cálcio, proteínas magras, cereais integrais e frutas, que são excelentes fontes de fibras, vitaminas e minerais.
Essa refeição é muito importante pois fornece energia para começar o dia com disposição.

2) Quais alimentos devo incluir em meu cardápio diário para emagrecer com mais “facilidade”?

Resp: A dieta deve conter os macro e micronutrientes nas quantidades adequadas de maneira individualizada, alimentos como arroz integral, leguminosas, proteínas magras, frutas e gorduras saudáveis.

3) Comer de 3h em 3h realmente é necessário ou é um mito?

Resp: Precisamos nos alimentar de 3 em 3 horas pois acelera o metabolismo e melhora o trânsito intestinal, ajuda na sensação de saciedade, da energia, fortalece os músculos, mantem a produção de insulina, emagrece de forma natural, evita acidez estomacal. Porém quem se alimenta de 3 em 3 horas e erra na escolha dos alimentos, corre o risco de acumular gordura e ter o efeito contrário ao esperado.

4) Quais são os alimentos que devo evitar na hora do almoço?

Resp: Os alimentos que devem ser evitados no almoço como em qualquer refeição, são alimentos de alto índice glicêmico, poucas fibras e altamente gordurosos. Deve evitar carboidrato simples, como arroz branco, macarrão branco, batata inglesa, baroa, doce, inhame ou mandioca, pois em excesso eleva níveis de glicose no sangue, sendo melhor optar por carboidratos complexos que são os integrais e proteínas magra.

5) Posso substituir a janta por uma fruta?

Resp: O jantar deve ser considerado uma refeição completa, não deve ser substituído por fruta, é preciso fazer um prato menor e mais leve que o consumido no almoço.

6) Por que devo evitar tomar refrigerantes, mesmo os zero açúcar/Light?

Resp: Consumo de refrigerante zero/ light é até um pouco pior em relação aos aditivos químicos, por conta dos adoçantes presentes nos mesmos. Nosso organismo não foi projetado para decifrá-los, e isso faz com que essas substâncias se acumulem em nossas células e promovam inflamações constantes.

7) Posso seguir aquelas dietas de revista/internet ou é melhor procurar um profissional antes?

Resp: Dietas restritivas não são indicadas, pois podem facilitar o ganho de peso, compulsão alimentar e o efeito sanfona. Procure sempre um profissional especializado pois dieta sem acompanhamento nutricional pode trazer risco à saúde, cada ser humano é único e por isso deve ser feito um plano alimentar individualizado.

Já esclareceu todas as suas dúvidas? Então não perca mais tempo. Procure um nutricionista e ponha em prática o projeto emagrecer com saúde! Conte com o auxílio das balanças G-Tech, que lhe garantirão precisão e rapidez na hora de conferir e controlar o peso.

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