Esportes aquáticos: Você sabe qual a importância e os benefícios da prática?

Tempo de leitura: 3 minutos

Praticar esportes é muito importante para a manter o corpo e mente saudáveis. Seja algo leve ou uma atividade física mais “pesada”, sozinho ou em grupo, você deve escolher um esporte e se exercitar. Mas você sabe qual a importância destes e os benefícios que pode trazer para sua saúde? Continue a leitura e saiba mais sobre.

Quais são as opções mais conhecidas?

Há diversos esportes que podem ser praticados em mares, piscinas e rios. O primeiro da lista é a natação. Ao nadar, você queima pelo menos 600 calorias por hora! Você ganha mais resistência, mais força. Além disso, também ajuda melhorar a circulação sanguínea. É um esporte indicado para quem deseja ter o corpo mais definido. Nadar é um ato que envolve todos os músculos, fazendo-os trabalhar ao mesmo tempo. Até sua coordenação motora melhora ao fazer natação, sabia?

O segundo da lista é a hidroginástica. Ela que, por sua vez te “ensina” a ser mais flexível, melhora sua condição cardio respiratória e é muito benéfica para gestantes, idosos, pessoas com problemas nas articulações e para as pessoas cujo objetivo é perder peso. Na Hidroginástica você movimenta principalmente os braços e as pernas, fortalecendo seus músculos e gastando bastante energia.

Os apaixonados pelo mar podem escolher o surf! Surfar é um dos esportes aquáticos mais comuns, porém também é considerado dos mais difíceis. Exige concentração, equilíbrio e coordenação motora, afinal ninguém quer passar pelas ondas e cair, certo? Mas antes de sair por aí pegando uma prancha de surf, que tal fazer um pouco de natação e reforçar suas habilidades de nadador? Se você não sabe ou não tem muita experiência com nado, é fundamental aprender ou melhorar nesse quesito, pois se você cair ou algo do tipo, poderá nadar até a praia ao invés de sofrer com o risco de um afogamento.

Já ouviu falar em Stand Up Paddle? Bem, ele é ideal para os que almejam fortalecer braços e ombros! Além de muito equilíbrio e concentração (tal qual é no surf). Com a prática, você trabalha seus músculos, principalmente os da região do abdômen e da coluna. Fora as calorias que você queima! São 300 kcal/Hora!

Outras opções e seus benefícios:

Se você quer fugir da rotina, fazendo algo menos conhecido, pode escolher outros esportes. Hidrobike, Water Yoga ou polo aquático são ótimas opções. Todas elas irão te fazer melhorar a resistência física, adquirir força nos músculos e perder muitas calorias.
Este tipo de atividade física ajuda você a respirar melhor. Claro, todos devem ser executados com a ajuda de um profissional que te dará todo o suporte necessário para realizar de forma eficaz dos exercícios. Você também fará novas amizades, pois conhecerá novas pessoas que, assim como vocês escolheram este esporte para praticar. Com isso, você cuida da sua saúde física e mental estará fortalecida, evitando assim diversas doenças. E, em conjunto à prática, você adquire tranquilidade e calmaria, pois esquecerá um pouco da agitação e dos problemas enquanto pratica o esporte escolhido. Ou seja, são diversos benefícios de médio e longo prazo!

Pare de perder tempo!
Não deixe para amanhã o que você pode começar hoje! Procure uma academia ou um instrutor e comece já a praticar um esporte aquático! Você vai perceber que só teve a ganhar com isso e ficará feliz, satisfeito e saudável!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *