População brasileira está acima do peso: não seja mais um!

Tempo de leitura: 2 minutos

Mais da metade da população brasileira está acima do peso e a obesidade atinge um a cada cinco brasileiros. Preocupante, não? Mas nem tudo está perdido! Se por um lado houve aumento nos índices de sobrepeso e obesidade, por outro, o brasileiro melhorou sua alimentação e passou a praticar mais exercícios físicos. É o que revela a mais recente Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel).E para seguir o exemplo saudável dessas pessoas nem é preciso muito: pelo menos 150 minutos por semana de alguma atividade física no tempo livre (uma média de 20 minutos de exercício por dia) aliados ao consumo diário de algumas porções de frutas e hortaliças pelo menos cinco vezes por semana (é o que orienta a Organização Mundial da Saúde).

Se você não gosta muito de atividade física, mas entende a necessidade de praticar, a dica é testar várias modalidades até encontrar aquela – ou aquelas – que te deem mais motivação. Um mês para cada atividade é o ideal para descobrir se gosta ou não. Vamos experimentar?
Agora se o problema é a alimentação, a dica é começar devagar, introduzindo, aos poucos, hábitos mais saudáveis à sua rotina. Variar as hortaliças e frutas vão te ajudar a aumentar a aceitação. O uso de molhos também auxilia nesse processo, já que melhoram o sabor.

De acordo com a nutróloga Nívea Bordin, da clínica Leger, outro ponto importante a ser levado em consideração na hora de mudar os hábitos alimentares é buscar ajuda médica, devendo ser respeitada a necessidade de cada um.
– É preciso entender se a pessoa precisa perder gordura, aumentar massa muscular, ou os dois. Isso só é possível por meio de uma avaliação individual, em que definimos qual é a alimentação certa ser seguida até mesmo para ser associada à prática de exercícios. Por exemplo, se a pessoa precisa ter aumento de massa muscular, é indispensável um aporte de proteínas após a realização de atividade física -, explica.

Se animou? Então que tal adotar agora mesmo um jeito mais saudável de viver? E lembre-se que a G-Tech te ajuda nessa caminhada! Com a Balança digital G-Tech Glass PRO, você controla não só seu peso, mas também os índices de gordura, água, massa muscular e massa óssea para um acompanhamento mais preciso e completo da sua saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *