Respeite seus limites na hora dos exercícios

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Por que você praticar exercícios?
Praticar exercícios é algo extremamente benéfico para sua saúde. Muitas começam a malhar ou realizar outras atividades para obter um corpo mais bonito ou perder peso. Porém, às vezes as  pessoas acabam exagerando e com isso prejudicam sua saúde. Mudam drasticamente a alimentação e forçam demais os músculos durante as rotinas diárias de musculação, não respeitando os limites impostos pelo próprio corpo. Ignoram sinais de que é a hora de parar e mudar e quando reconhecem a necessidade de mudança já é tarde demais.

Como realizar a prática de exercícios da melhor forma?
Começar devagar é fundamental. Seu corpo não está preparado para exercícios mais pesados, portanto você não deve querer se igualar ao colega que já tem meses ou anos de prática do mesmo exercício, pois ambos estão em níveis diferentes do mesmo. Um exemplo que pode ser citado: Suponha que você começou a fazer musculação na mesma academia que seu amigo, que há dois anos frequenta a mesma. Você percebeu, ao longo desses dois anos o quanto ele evoluiu e seu corpo está bem melhor. Deseja ficar não só mais bonito, mas também mais saudável. Porém você quer resultados a curto prazo. Para isso decide malhar de forma mais intensa, todos os dias. Seu corpo reage sob a forma de constantes dores musculares, entre outros problemas, além de perceber que não houve nenhum avanço. E você fica se perguntando onde errou.

Se você decide modificar sua rotina, fazendo exercícios mais leves, seguindo uma rotina mais tranquila e de acordo com sua finalidade, tendo em mente resultados a médio e longo prazo, respeitando os limites de seu corpo, quando o mesmo pede por descanso, vai perceber que, aos poucos você está atingindo sua meta. Se seu objetivo é perder peso, o ideal é que, comece com caminhadas e corridas leves e curtas, por exemplo. Com o passar do tempo você vai adquirindo confiança, gostando da prática e aumentando o grau dos exercícios. Na academia, você pode fazer aulas de zumba, ou outras danças que ajudam a se movimentar bastante, pulando, dançando, transpirando e perdendo peso. Não esqueça de alinhar os exercícios a uma rotina de alimentação mais saudável. Não adianta nada comer besteiras como doces e salgadinhos e depois ir malhar! Você precisa aprender a controlar sua alimentação e ingerir mais alimentos benéficos a sua saúde.


Respeitando seus limites: Cuidados essenciais ao praticar atividades físicas
Ir ao médico regularmente é essencial! Você precisa saber como anda sua saúde, para ter certeza de que os exercícios realizados estão lhe sendo efetivamente vantajosos.  Descansar entre os treinos também é necessário, pois seu corpo precisa relaxar e descansar antes de uma nova onda de atividades. O ideal é realizar entre 40 minutos e 1h de atividades físicas por dia. 

Respeitar seus limites te ajuda a evitar problemas futuros de saúde como arritmia cardíaca, tendinite entre outros. Por isso é importante ser acompanhado por um especialista, que pode indicar as atividades certas para seu tipo de corpo e para que você atinja suas pretensões. Portanto, não realize exercícios sem orientação. Converse com o professor na academia ou com algum colega que já pratica a algum tempo. Entenda melhor sobre a realização da atividade em questão e veja se ela realmente atende suas necessidades. Se comprovar que não, procure outras que possam de forma mais eficaz atender aos seus anseios. Pratique exercícios regularmente e mantenha-se saudável. Mas não exagere. Vá com calma. Seu corpo agradece.

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