Dia da Saúde Ocular: veja hábitos que ajudam a cuidar melhor dos seus olhos

Tempo de leitura: 3 minutos

Você sabia que aproximadamente 216 milhões de pessoas no mundo apresentam algum tipo de deficiência visual? E que dentro desse universo, 36 milhões são cegas? Pois é! Os dados são do relatório “As Condições da Saúde Ocular no Brasil 2019”, elaborado pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), que usa como base outros números divulgados por instituições que se dedicam ao assunto.

E é por causa de estatísticas alarmantes como essas que algumas iniciativas foram criadas visando reforçar a necessidade de atenção ao tema. Uma delas é o Dia da Saúde Ocular, comemorado em 10 de julho.

Mas a verdade é que você não precisa esperar essa data para cuidar da saúde dos seus olhos. Algumas pequenas atitudes do dia a dia já contribuem para a manutenção da visão saudável. Não sabe quais? Calma que a gente te explica!

  • Consulte seu oftalmologista

Qual foi a última vez que você visitou um oftalmologista? Esse tipo de consulta deve ser realizada, ao menos, uma vez ao ano. Ainda que você não apresente nenhum sinal de problema, é importante fazer os exames de rotina, pois ajudam a constatar doenças em estágio inicial e silenciosas. Não dê esse mole!

  • Evite coçar os olhos ou levar suas mãos a eles sem a devida higienização

“Vai lavar as mãos”, já dizia nossas mães. E se não fosse um hábito tão importante, não seria tão aconselhado. Diariamente estamos expostos a bactérias e outros agentes infecciosos presentes em objetos e no próprio ar. Por isso, NUNCA leve as mãos aos olhos sem higienizá-las. Essa é a porta de entrada para infecções que, se não forem cuidadas, podem trazer problemas mais sérios para sua saúde ocular. Fique atento!

  • Coma alimentos que ajudam na saúde dos olhos

Alimentos como folhas, em geral, e legumes, como cenoura, são excelentes fontes de vitaminas para a manutenção da visão saudável. Peixes como salmão, atum, sardinha também são indicados devido à presença de ômega 3, além de minerais e vitaminas A, B, D e E.

  • Evite passar muito tempo na frente do computador, smartphone ou tablets

Não desgrudar os olhos da tela do computador ou do celular pode ser mais prejudicial do que você pensa. Isso porque os olhos começam a ficar cansados, a visão embaçada e podem surgir dores de cabeça, além, claro, do ressecamento dos olhos por conta da luz azul emitida por esses dispositivos. O ideal é usá-los com bom senso, evitando passar muitas horas olhando para as telas e lembrando sempre de piscar, pois isso ajuda a lubrificar os olhos.

  • Nunca olhe diretamente para o sol. Proteja-se!

Ter cuidado com o sol nunca é demais. E se você protege sua pele e cabelos dele, por que não cuidar dos olhos também? Olhar diretamente para o sol pode causar lesões oculares graves, podendo até ser irreversíveis em alguns casos. Então lembre-se: na praia ou na piscina, use sempre óculos escuros.

Viu só como é fácil? Agora não tem mais desculpa! Dedique um tempo da sua rotina para adotar novos hábitos e, de quebra, assuma um olhar mais saudável e bonito!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *